TESTE OFFROAD DE ABS - BMW G 650 GS


A Personal Offroader trouxe para vocês o teste do ABS da BMW G 650 GS na terra:




O VEREDICTO: Desliguem o ABS na terra!

Em nosso curso de pilotagem, demonstro ao vivo para os presentes!

Explicação


Tive o prazer de pilotar minha BMW G 650 GS por mais de 700 km de terra, entre Paraty e Outo Preto, atravessando rios, descendo e subindo ladeiras lisas, passando por erosões enormes, pontes caídas, pinguelas, etc.

Como a GS "liga" o ABS automaticamente, em muitos momentos eu me esquecia de desligá-lo...

Enquanto a estrada é boa, chão bem batido, a moto acaba se comportando como no asfalto, e não atrapalha nada...


Mas em vários momentos eu, com certa dificuldade, tinha que parar totalmente a moto pra desligar o ABS... Isso porquê eu realmente sentia o ABS "me atrapalhando"!
O problema é que o ABS comum (caso das nossas GS), não é calibrado para o uso offroad, então ele evita o travamento ao máximo...
No uso offroad, porém, a frenagem necessita um pouco do travamento, pois o acúmulo de terra na frente do pneu ajuda na frenagem...

Segue um esquema explicativo para entenderem:

COM ABS LIGADO:



SEM ABS (desligado):




A Amarok é uma pickup que recebeu um ABS próprio para offroad... Veja o que dizem sobre ela:

"[...] Mas, mesmo de série, a Volkswagen dotou a Amarok de alguns recursos bastante úteis para o off-road. Caso do ABS off-road, uma configuração que permite curtos travamentos da roda – o que reduz a distância de frenagem em terra. E, é claro, o sistema de tração com acionamento do 4X4 e da reduzida e do bloqueio manual do diferencial traseiro por meio de botões no console central.[...]"

Espero que tenha entendido o porquê de desligarmos o ABS nesse modelo de moto...