ACELERAMOS: Yamaha YZF R3

Nova Yamaha R3 desembarca no Brasil e nós já pilotamos


Acaba de ser lançada no Brasil a nova esportiva Yamaha YZF R3 e nós, da Personal Offroader, tivemos o prazer de pôr as mãos nela antes de muita gente! Em um evento muito bem organizado, a Yamaha apresentou a moto no autódromo VeloCittà, em Mogi Mirim - SP.


Ao subir na máquina, achei um pouco pequena para meus 1,83m de altura, mas ainda consegui me encaixar na moto, numa posição mais ereta. 



Ao virar a chave, o painel se acende fazendo o check-up, e o ponteiro do conta-giros sobe e desce. Já em funcionamento, o motor é bastante silencioso, mas basta um giro no acelerador e vem um som gostoso do motor 320cc em rotação mais alta.



Fui o primeiro da fila de motos naquela volta de teste, então fiquei logo atrás do instrutor de pilotagem da Yamaha, que puxou a fila numa Yamaha MT-07. 
O instrutor deu seu OK, e partiu. Hora de acelerar!



Logo na saída dos boxes, pude perceber que o motor "quer" giro para desenvolver melhor. Em baixa rotação tem-se pouco torque, mas acelerando um pouco mais o motor começa a mostrar a que veio. Um bicilíndrico de 320cc que desenvolve 42 cv, e um torque máximo de 3.02 kgf.m, disponível às 9.000 rpm, este motor se mostrou relativamente elástico, para um bicilíndrico com "apenas" 300cc.


A primeira curva foi chegando, e chega a hora de acionar os freios. Na frenagem a moto reduz a velocidade bem equilibrada, sem afundar a suspensão dianteira. Aplicando o contra-esterço, me lancei na curva com cautela, pois seria a primeira de muitas.



Mal a curva acabou, e eu já me senti bem mais íntimo da máquina! Fui terminando a tangência e retomando, para não ficar para trás da MT-07 do instrutor. 
Os pneus 17", com larguras 110 na frente e 140 atrás, me pareceram muito adequados ao modelo. Pouco a pouco, me acostumando com a moto, comecei a sentir intimidade suficiente para entrar mais forte nas curvas, e em momento algum senti a moto escorregar (importante lembrar que as curvas estavam "emborrachadas", e isso certamente colaborou).
Quanto à suspensão, no autódromo senti que ela deu bastante estabilidade para a moto nas curvas, pois é bem firme. Não tive a oportunidade de rodar em imperfeições com ela, mas essa mesma rigidez - boa no autódromo - pode deixá-la menos confortável para o uso urbano. Só avaliando na rua para saber de fato.
Segue a ficha técnica da moto, para aqueles que gostam de ver os dados:

Fonte: Yamaha

O evento contou, ainda, com a presença do 4 vezes Campeão Mundial de Motovelocidade, Jorge Lorenzo #99.
O piloto deu algumas voltas de demonstração na pista do autódromo, em uma R3, participou de uma seção de autógrafos, tirou fotos com os fãs.



Mais fotos e vídeos, você confere em nossa fanpage FANPAGE e no CANAL DO YOUTUBE.



Texto e fotos: Tomaz Bueno - Personal Offroader